Bibliografia Complementar


ESTÁGIO
  • ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S.G. Centralidade do Estágio em cursos de Didática nas licenciaturas – rupturas e significações. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S.G.  (Orgs.). Estágios Supervisionados na Formação Docente. S.Paulo: Cortez, 2014, p. 15-40.
  • AROEIRA, K. P. Estágio supervisionado e possibilidade para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Org.). Estágios Supervisionados na formação docente: da educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014. p.113-151.
  • PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S. O estágio nas disciplinas específicas: contribuições da didática. In: PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S (Org.) Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004, 2ª. parte. cap. III. p. 145-159.


PAPEL DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA 
  • CANDAU, V. M. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: CANDAU, V.  Reinventar a escola. Rio de Janeiro: Vozes. 2000. p.137-166.
  • LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M.S. A educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea. LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M.S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 8 ed. São Paulo, Cortez, 2009. p. 51-55.
  • LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2001, p. 13-53.
  • MORAIS, R. (org.) Sala de aula. Que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994.
  • SEVERINO,  A.J. Educação, Sujeito e História. São Paulo: Ed. Olho d’Água, 2001.
  • ZABALA, A. A função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem. In: ZABALA, A. (Org). A prática educativa – como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, p.27-52.
  • SOUZA, R. M. A crise da escola pública: o aprender a aprender. Rev. Plural, São Paulo, v.9, 2 sem., p. 103-120, 2002. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2016.


RELAÇÃO ENTRE DIDÁTICA E PRÁTICA DOCENTE

  • AQUINO, J. G. Autoridade docente, autonomia discente. In: AQUINO. Do cotidiano escolar. São Paulo: Summus Ed., 2000, p.57-80. 
  • CANDAU, V. M. (Org). Reinventar a Escola. Rio de Janeiro: Vozes. 2000.
  • LIBÂNEO, J. C. Didática: velhos e novos temas. Goiânia: Edição do Autor, 2002. Cap. 1 e 2, p.4-19.  
  • PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. (Orgs.). Didática: embates contemporâneos. 2 ed. São Paulo: Ed. Loyola. 2012.
  • PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente.8 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 
  • PINTO, U. A. A didática e a docência em contexto. In:  MARIN, A>J. & PIMENTA, S.G. Didática – teoria e pesquisa. Araraquara, J.M. Editores,2015, p.113/124.
  • RONCA, A. C.; ESCOBAR, V. F. Técnicas Pedagógicas: domesticação ou desafio à participação? Petrópolis: Vozes, 1988.
  • SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M.A.V.; SILVA JR. Formação do educador. EDUNESP, 1996, p.145-155.                 
  • VEIGA, I. P. (Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1999.
  • BELLETATI, V. C.; DOMINGUES, I.  Da negação da didática à didática crítica. Revista Metalinguagens, n. 3, 2015, p. 157-176.



PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus. 1989, p. 75-129.
  • FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 51 ed. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 2015.
  • NOBLIT, G. W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, n 2, p. 119-137. Disponível em: . Acesso em:  22 ago. 2016.
  • NÓVOA, A. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.


PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E PLANEJAMENTO ESCOLAR

  • PIMENTA, S.G. Projeto Pedagógico e identidade da escola.  In: PIMENTA, S.G (Org.). De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus. 2001, p.59-75 (cap. 4).
  • MONFREDINI, I. O projeto pedagógico em escolas municipais: análise da relação entre a autonomia e manutenção e/ou modificação de práticas escolares. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, p.41-56, jul/dez, 2002. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2016.
  • MARQUES, L. R. O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros. Educação e Sociedade, Campinas, v.24, n.83, p.577-597, Ago., 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2016.


CURRÍCULO ESCOLAR
  • FURLANETTO, E. A prática interdisciplinar. Educação & Formação. Revista do congresso de educação continuada, n.7, p.37-40, p.37-40,  dez. 1998.
  • HAMILTON, David. Sobre as origens do termo classe e curriculum. Teoria e Educação, Porto Alegre/RS, n. 6, p. 33-52, 1992. 
  • LORIERI, M. A. Filosofia no Ensino Fundamental. Capítulo 7. Propostas de projetos interdisciplinares. São Paulo. Cortez Editora, 2000.
  •  MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000, p. 93-104.
  • MOREIRA, A.F.B.  Propostas curriculares alternativas: Limites e avanços. Educ. Soc., Campinas, ano 11, v 21, n.73, p. 109-138, 2000. Disponível em: 73302000000400009&lng=pt&nrm=iso>.


AVALIAÇÃO
  • PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.PERRENOUD,  P.  Novas  didáticas  e  estratégias  dos  alunos  face  ao  trabalho  escolar.  In: PERRENOUD,  P.  Práticas pedagógicas,  profissão docente  e  formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993, p. 73-90.
  • PERRENOUD,  P.  Novas  didáticas  e  estratégias  dos  alunos  face  ao  trabalho  escolar.  In: PERRENOUD,  P.  Práticas pedagógicas,  profissão docente  e  formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993, p. 73-90. 
  • PERRENOUD, P.  Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • SOUZA, S. Z. Avaliação escolar e democratização: o direito de errar. In: AQUINO, J.G (Org). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. Ed.Summus, 1997, p. 125-140. VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética e libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2005, p.35-62.
SITES RELATIVOS A TEMAS EDUCACIONAIS
  • Site sobre filmes a respeito da educação: http://www.uhu.es/cine.educacion/cineyeducacion/temaslasaulas.htm 
  • URL com textos de Paulo Freire:   http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/obras/artigos/6.html[1] 
  • Filme sobre escolas democráticas =  http://www.quandosintoquejasei.com.br/    
  • Livros do Paulo Freire: http://forumeja.org.br/book/export/html/1163
  • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - http://www.anped.org.br/reunioes-cientificas/nacional. Dica: GT4 de Didática.