Unidade II: Sobre o trabalho com o conhecimento e a organização da aula

Nesta unidade serão discutidos: o Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino; a relação professor-aluno-conhecimento; a organização curricular e da aula.

TURMA DE QUARTA-FEIRA (vespertino e noturno)

  

19/04
Aula 6 – Sobre projeto pedagógico da escola e planejamento escolar
VEIGA, I. P.  Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I.P.A. (Org.) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus,1995, p.11-35 
FUSARI, J. C. O Planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas.  Revista Ideias, n.8. 1990, p. 44-53
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTÁGIO (por temas)
ENTREGA DA REFLEXÃO SOBRE 1ª UNIDADE
26/04
Aula 7 – Sobre o currículo escolar  
YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, 2007, vol.      28, n˚101, p. 1287-1302. Disponível em < http://cedes.unicamp.br>.
Vídeo sobre currículo   https://www.youtube.com/watch?v=rLfnYlGVsu8
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR (mínimo 2 e máximo 6 aulas)
03/05
Aula 8 – Sobre a relação aluno/conhecimento e a mediação do professor 
CHARLOT, B. Cap.2: Serão a reprodução, a origem social e as deficiências “a causa do fracasso escolar”? Cap. 4 O “filho do homem”: obrigado a aprender para ser.  In: CHARLOT, B. Da relação com o saber. Porto Alegre, Artmed, 2000, p. 19/31 e 51/58.
APRESENTAÇÃO/DISCUSSÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES

10/05
Aula 9 – Sobre o “ensinar” e sobre a “Aula”
FREIRE, P. Ensinar não é transferir conhecimento. In: FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 51 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2015, p. 47-90.
RAYS, O. A. Acepção e função da aula no mundo contemporâneo. In: MARCON, T.  Educação e universidade, práxis e emancipação. Passo Fundo: EDIUP, 1998, p. 265/278.
APRESENTAÇÃO/DISCUSSÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES

17/05
Aula 10 – Sobre Avaliação                                  
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: LIBANEO, J. C.; ALVEZ, N. (Org.).  Temas de Pedagogia – diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012, p.433-451
APRESENTAÇÃO/DISCUSSÃO DOS PROJETOS INTERDISCIPLINARES

24/05
Aula 11 – Encerramento da Unidade II
Filme “Minhas tardes com Margueritte” (SALA 124)